A cada ano a Pantone indica uma cor que será tendência para o ano seguinte, influenciando a indústria da moda, do design de produtos e da comunicação visual. No final de 2022 foi anunciada como a cor do ano 2023 a “Viva Magenta 18-750”.
Associada com força e vigor, a cor foi escolhida para promover uma celebração alegre e otimista, “escrevendo uma nova narrativa”. Além disso, a Pantone diz em seu anúncio que a cor encoraja a experimentação e a auto-expressão.
A peça da Pantone também alega que a Viva Magenta é uma cor transformativa, capaz de levar o design a criar um mundo mais positivo. O texto também associa a cor diretamente ao mundo digital e ao metaverso, que cria oportunidades para que as pessoas se expressem.
A cor, de um vermelho carmesim, apresenta um balanço entre quente e fria, podendo ser utilizada em diferentes contextos sem necessariamente ofuscar outras cores presentes na composição.
Para a identidade visual, a Pantone vê a cor como capaz de expressar a ousadia de uma marca que a utilize. A cor também é indicada como boa opção por sua capacidade de chamar atenção, podendo dar maior destaque a uma marca ou produto, no meio de outros que sejam expressos em paletas mais discretas.
Fonte: https://www.pantone.com/articles/color-of-the-year/what-is-viva-magenta